Dicionário Milsim

A

Automático, semi-auto, burst = São modos de tiro, automático (ou full-auto) é o tiro ininterrupto, vc mantém o gatilho pressionado e a arma irá disparar até a munição acabar. Semi-auto é o tiro singular, ao apertar o gatilho apenas um tiro será dado, mesmo que vc continue a manter pressionada a tecla de disparo. Burst quer dizer rajada, nos marcadores onde há controle eletrônico geralmente essa rajada é de 3 tiros, pressiona-se o gatilho e a arma dispara 3 vezes, pode vir também em modo de 2 e 5 tiros.


B

Bandoleira = Equipamento usado para segurar a arma e deixar as mão livres, existem as de 1, 2 e 3 pontos, muito útil para quem passa um tempo longo em combate. Vai que um amigo seu é atingido? E vc está sem bandoleira? Vai jogar o fuzil no chão vinte-seis?

BDU = Battle Dress Uniform, roupa de combate composta por calça e gandola, podem ter vários padrões de camuflagem, geralmente feitos de rip-stop.

Bunker = Qualquer proteção no campo de jogo, onde um jogador possa se esconder ou se abrigar.

Bunkear = Cercar o oponente.

Barrel = Cano.


C

CQB = Close Quarter Battle, mesmo que Combate em Ambiente Fechado


D

Nenhum verbete até o momento!

E

Elevador de mira = Como o nome diz, eleva a mira alguns centímetros para facilitar a visada quando se está utilizando um stock.


F

Fair play = Algo que todos os jogadores devem ter, fair play é jogar para se divertir, sem ganância, sem espírito de que vc tem que ser o melhor e deverá fazer tudo para ser o melhor, inclusive limpar tiros e brincar de ser imortal no jogo, fair play é o puro sentimento de honestidade e diversão que um jogador deve ter ao entrar em combate.

Flanco = Laterais (em relação a Linha de Frente) de uma formação militar ou posição estabilizada.

Flanquear = É uma táctica militar que visa atacar o inimigo de lado (ou mesmo por trás - Retaguarda) tirando vantagem do efeito surpresa ou mal posicionamento em campo [de preferencia os dois].

Flanqueado = Ser alvo de ataque pelos flancos.

FPS = Medida utilizada mais comumente no airsoft, significa Feets Per Second e não tem nada a ver com medida de pressão de gases, se trata de uma medida de velocidade.

Fogo Amigo = Disparos feitos entre jogadores do mesmo time, em geral pela confusão ou identificação errônea de um companheiro com um adversário.

Farda = Uniforme do jogador de paintball, que em geral é composta de calça e blusa, normalmente em padrão de camuflagem ou preto.

G

Ghillie-suit = Cobertura que imita em cores e formato a vegetação local, usada por franco atiradores para se mesclarem ao ambiente

H

Nenhum verbete até o momento!

I

Nenhum verbete até o momento!

J

Nenhum verbete até o momento!

K

Nenhum verbete até o momento!

L

Nenhum verbete até o momento!

M

Magazine/ Mag = Carregador em inglês, referente aos mods de carregadores de munições reais.

Marcador = Denominação para as armas.

Mount = Referente a peça que une a mira ao trilho, pode ser do tipo "garra dupla", peça única, peça única com ponto de apoio e etc.

Munição = Bolinhas.

Marcar, Marcado = Termos genéricos para designar a eliminação de outrem.

Matar, Morrer = O mesmo que Marcar ou ser Marcado, Neutralizar ou ser Neutralizado, ou seja, eliminar um jogador ou ser eliminado na partida.

N

Nenhum verbete até o momento!

O

O'ring = Anel de vedação utilizado nas armas á gás ou Co2.

P

Nenhum verbete até o momento!

Q

Nenhum verbete até o momento!

R

Rail = Trilho onde se colocam acessórios como Red-dots, Scopes, Lanternas, Grips e etc... Existem 3 tipos mais usados, 11mm dove tail, 1 polegada e 1 polegada RISReal Action/

R.A. = Modalidade que visa simular ao máximo o combate real, inclusive na quantidade de munições, equipagens e táticas

Red-dot = Sistema de mira que se utiliza comumente de um ponto vermelho (há também outras cores e formatos) para marcar o local do impacto do tiro, porém diferente do Laser, o ponto só é projetado na lente e não para fora da mira

Rip-stop = Tecido anti-rasgo usado na maioria das roupas de combate.

Retaguarda = Parte anterior/trazeira (em relação a Linha de Frente) de uma formação militar ou posição estabilizada.

Respaw = Retorno de jogadores marcados após passagem pela safe zone e retirada na tinta, o respaw pode ser por: imediato, massa crítica ou tempo

S

Stock = Coronha, apoio para o ombro.

T

Nenhum verbete até o momento!

U

Nenhum verbete até o momento!

V

Nenhum verbete até o momento!

X

Nenhum verbete até o momento!

Y

Nenhum verbete até o momento!

W

Nenhum verbete até o momento!

Z

Zona de Combate = Campo de jogo onde acontece o embate entre os dois times.

Zona Neutra = Area do campo de jogo onde não pode-se disparar os marcadores, e para onde os eliminados vão para esperar