Táticas é técnicas


Geralmente os iniciantes pensam que defender é fácil, acreditam que é a melhor chance de adquirir experiência. Estão enganados, pois no airsoft a defesa da base ou bandeira é de suma importância para a vitória. Os defensores são os mais visados e atacados dentro do campo. Muitos iniciantes acabam virando alvos fáceis e ficam frustrados com o esporte.  Acima de tudo é preciso um jogar com atitude, você precisa acreditar em si mesmo e no seu time. Por melhor que possa ser o adversário, qualquer novato poderá ter um ótimo desempenho se seguir as dicas abaixo:

● Defender não quer dizer que você deve ficar parado esperando seu inimigo.

● Não pare de se movimentar. Se ficar parado no mesmo lugar será descoberto. Não desperdice seu tempo ficando no mesmo lugar, trocando tiros e apenas gastando sua munição.

● Assim que o inimigo localizar sua posição ele vai querer saber o que você tem e quantos estão com você, para assim armar um ataque pelos flancos, por isso, ao ser descoberto mude sua posição, coloque a cara no chão e se arraste para outro lugar procure sempre modificar sua posição para surpreender o inimigo.

● Ao ficar sob fogo cruzado, NÃO entre em pânico. Respire fundo e aguarde o melhor momento para movimentar-se. Deixe o adversário ficar sem munição no carregador. Quando ele estiver remuniciando mude sua posição.

● Se está atrás de uma barricada em um espaço aberto, sem ter como sair e está sendo cercado pelos flancos, mude a direção dos tiros... Atire pra direita, para a esquerda e de rápidas olhadas pra evitar um ataque frontal.

● Confunda o inimigo. Não atire sempre no mesmo ângulo e na mesma posição, coloque cabeça e arma em diferentes posições dificultando a mira do seu inimigo.

● Quando você está defendendo ou guardando um flanco, certamente seus oponentes estarão lhe procurando . Não precisa ser a caça se defendendo, torne-se o caçador, encontre pontos estratégicos para montar sua emboscada no melhor estilo de guerrilha para retardar o ataque. 

● Se o local a ser defendido possui bons locais para esconder-se, não se posicione atrás do bunker ou da bandeira, avance sua defesa e surpreenda o adversário.

● Muitas vezes a emboscada não é um ato que se possa prever. Fique atento para as oportunidades de fazer uma emboscada. Esta atitude pode ser decisiva para a equipe ganhar o jogo.

● Uma boa maneira de surpreender o adversário é utilizar os cantos do campo. Ao passar por uma lateral do campo geralmente o adversário esquece de verificar o canto e poderá ser surpreendido.

● Depois de uma emboscada ou uma boa ação defensiva, você vai denunciar sua ação, seja através do barulho ou manchas de tinta, sendo assim não irá surpreender mais ninguém, sua localização já não será uma novidade.

● Nunca utilize a mesma estratégia e posicionamento duas vezes no mesmo jogo. Assim que utilizar uma estratégia monte a próxima, esqueça da ultima boa posição e procure uma nova ação.

● Nenhum comandante ou capitão gosta de novatos que acham que sabem tudo, se escolheu ficar na defesa em hipótese alguma mude de posição no meio do jogo sem autorização dos superiores.

● Sempre siga as estratégias estipuladas pelo comando da equipe, respeite rigorosamente as ordens de seus superiores no campo e lembre-se: Ordens não são dadas para serem questionadas e sim cumpridas.