Acessórios

Eotech FTS Magnifier 3X



Sistema de mira RED DOT

Também conhecido por Reflex, Infinity, Mira Holográfica ou Mira Optrônica o Sistema de Mira RED DOT (Ponto Vermelho) usa um sistema de prismas que refletem um retículo luminoso (laser) no interior de um receptáculo, ou diretamente sobre as lentes componentes da mira.

A imagem colimada parece ser projetada em um ponto flutuante no infinito, que dá a sensação que o retículo de mira se projeta diretamente sobre o alvo, quando na verdade ela é apenas um reflexo visto unicamente pelo atirador.



Pelo fato do retículo laser ser refletido, é impraticável que se tenham nas miras RED DOT, sistemas ópticos de ampliação (magnificação), porque seria extremamente difícil se "fixar" o retículo sobre o alvo de forma eficiente.

Entretanto, o sistema de colimação do retículo laser permite que você tenha uma visão de mira útil, à qualquer distância que seus olhos estiverem do sistema de mira, sem que ocorra qualquer distorção da imagem (efeito tunel), observado nos sistemas de magnificação óptica convencionais (lunetas, miras telescópicas e binóculos), tornando-a muito mais instintiva e fácil de usar, ou seja, você pode usar ambos os olhos abertos durante o tiro, o que lhe propicia uma maior capacidade de percepção geral e de profundidade, além de não perder sua visão periférica, mesmo no momento do disparo.

Essa característica é válida inclusive quando se tem uma visada em ângulo, uma vez que o "Ponto do Retículo" permanecerá sobre o alvo e o ponto real de impacto (essa caracterísitica pode mudar significativa e determinantemente, dependendo da qualidade da fabricação das miras, da distância dos alvos e do valor do ângulo de visada).




RETÍCULO DE MIRA

Os retículos luminosos são em geral alimentados por uma bateria, por emissores/coletores de fibra óptica ou por cápsulas de tritium. O retículo de mira mais comum é um pequeno ponto vermelho, (projetado por um pequeno Led de cor vermelha), em geral com 5 MOA de tamanho. O MOA (Minute Of Arc) é uma medida convencional usada por atiradores para estimar distâncias atravéz do próprio retículo de mira.

Então um ponto de 05 MOA é pequeno o suficiente para não encobrir a maioria dos alvos, e grande o suficiente para ser avistado de forma rápida e eficiente.

Entretanto, muitos sistemas de mira RED DOT possuem comutadores que podem apliar ou reduzir o tamanho e intensidade do retículo, tornando-o mais ou menos visivel, o que permite seu uso em condições de alta ou baixa luminosidade (reticulo maior quando se está sobre grande fonte de iluminação, e retículo menor quando se está em condições de baixa ou nenhuma luminosidade).

Usualmente a cor mais comum dos retículos é o vermelho ou o Ambar, porque são os mais fáceis de se visualizar sob os fundos mais variados, mas pode-se encontrar também em verde e Azul (chamados Green-Dot e Blue-Dot respectivamente), e em geral refletido em um retículo com forma de um ponto circular. Todavia, existem variações, podendo se ter outros numerosos tipos de retículo em formato de cruz, círculos concentrícos, triângulos, etc.




TIPOS DE SISTEMAS DE MIRA RED DOT

Podemos dividir os Sistemas de Mira RED DOT em duas categorias:

Visor Aberto - Já que as RED DOT projetam um ponto, refletido sobre uma superfície, não há a necessidade de se ter um tubo que envolva o sistema, o que tornou possível a confeccção de miras mais simples.

As miras de Visor Aberto são aquelas onde há apenas uma lente protegida por uma armação, onde é visivel o retículo de mira holográfico.




Visor Fechado - São as mais comuns, e se assemelham em aparência com as miras telescópicas convencionais, por terem o tubo característico.

São compostas por um tubo encerrado por duas lentes, que abriga o projetor holográfico laser em seu interior (tecnicamente lacrado à vácuo e preenchido com um gás inerte), e apesar de não haver a necessidade real do tubo, permitem que as lentes possam ser bem protegidas.